voluntário virtual médicos sem fronteiras clique e acesse! Vamos ajudar!

Movimento e Unificação Espírita

Movimento Espírita e Unificação


O que é

Movimento Espírita é o conjunto das atividades que têm por objetivo estudar, divulgar e praticar a Doutrina Espírita, contida nas obras básicas de Allan Kardec, colocando-a ao alcance e a serviço de toda a Humanidade.

As atividades que compõem o Movimento Espírita são realizadas pro pessoas, isoladamente ou em conjunto, e por Instituições Espíritas.

As Instituições espíritas compreendem:

Grupos, Centros ou Sociedades Espíritas, que desenvolvem atividades gerais de estudo, difusão e prática de Doutrina Espírita e que podem ser de pequeno, médio ou grande porte.

As Entidades Federativas, que desenvolvem as atividades de união das Instituições Espíritas e de unificação do Movimento Espírita.

As Entidades Especializadas, que desenvolvem atividades espíritas específicas, tais como as de assistência e promoção social e as de divulgação doutrinária.

Os Pequenos Grupos de Estudo do espiritismo, fundamentalmente voltados para o estudo inicial da Doutrina espírita.

Trabalho Federativo e de Unificação do Movimento Espírita

O que é

Trabalho federativo e de unificação do Movimento espírita é uma atividade-meio que tem por objetivo fortalecer, ampliar e aprimorar a ação do Movimento Espírita em sua atividade-fim, que é a de promover o estudo, a difusão e a prática da Doutrina Espírita.

Decorre da união fraterna, solidária, voluntária, consciente e operacional dos espíritas e das Instituições Espíritas, através da permuta de informações e experiências, da ajuda recíproca e do trabalho em conjunto.

É fundamental para o fortalecimento, o aprimoramento e o crescimento das Instituições Espíritas e para a correção de eventuais desvios da adequada prática doutrinária e administrativa.

O que realiza

Realiza um permanente contato com os Grupos, Centros ou Sociedades Espíritas, promovendo a sua união e integração e colocando à disposição dos mesmos, sugestões, experiências, trabalhos e programas de apoio de que necessitem para suas atividades.

Realiza reuniões, encontros, cursos, confraternizações e outros eventos destinados a dirigentes e trabalhadores espíritas para a renovação e atualização de conhecimentos doutrinários e administrativos, visando ao primoramento e à ampliação das atividades das Instituições Espíritas e à abertura de novas frentes de ação e de trabalho.

Realiza eventos destinados ao grande público, para a divulgação da Doutrina Espírita, a fim de que o Espiritismo seja cada vez mais conhecido e melhor praticado.

Como se estrutura

Estrutura-se através da união dos Grupos, centros ou Sociedades Espíritas que, preservando a sua autonomia e liberdade de ação, conjugam esforços e somam experiências, objetivando o permanente fortalecimento e aprimoramento das suas atividades e do Movimento Espírita em geral.

Os Grupos, Centros ou Sociedades Espíritas, unindo-se, constituem as Entidades e Órgãos federativo ou de unificação do Movimento Espírita em nível local, regional, estadual e nacional.

As Entidades e Órgãos federativos e de unificação do Movimento Espírita, em nível nacional, constituem a Entidade de unificação do Movimento Espírita em nível mundial - o Conselho Espírita Internacional.

Diretrizes do trabalho federativo e de unificação do Movimento espírita

O trabalho federativo e de unificação do Movimento Espírita, bem como o de união dos espíritas e das Instituições Espíritas, baseia-se nos princípios de fraternidade, solidariedade, liberdade e responsabilidade que a Doutrina Espírita preconiza.

caracteriza-se por oferecer sem exigir compensações, ajudar sem criar condicionamentos, expor sem impor resultados e unir sem tolher iniciativas, preservando os valores e as características individuais tanto dos homens como das Instituições.

Integração e a participação das Instituições Espíritas nas atividades federativas e de unificação do Movimento Espírita, sempre voluntárias e conscientes, são realizadas em nível de igualdade, sem subordinação, respeitando e preservando a independência, a autonomia e a liberdade de ação de que desfrutam.

Todo e qualquer programa ou material de apoio colocado à disposição das Instituições Espíritas não terão aplicação obrigatória, ficando a critério das mesmas adotá-los ou não, parcial ou totalmente, ou adaptá-los às suas próprias necessidades ou conveniências.

Em todas as atividades federativas e de unificação do Movimento Espírita deve ser sempre estimulado o estudo metódico, constante e aprofundado das obras de Allan Kardec, que constituem a Codificação Espírita, enfatizando-se as bases em que a Doutrina Espírita se assenta.

Todas as atividades federativas e de unificação do Movimento Espírita têm por objetivo maior colocar, com simplicidade e clareza, a mensagem consoladora e orientadora da Doutrina Espírita ao alcance e a serviço de todos, especialmente dos mais simples, por meio dom estudo, da oração e do trabalho.

Em todas as atividades federativas e de unificação do Movimento Espírita deve ser sempre preservado, aos que delas participam, o natural direito de pensar, de criar e de agir que a Doutrina Espírita preconiza, assentando-se, todavia, todo e qualquer trabalho, nas obras da Codificação Kardequiana.

Observações

A Federação Espírita Brasileira (FEB), fundada a 2 de janeiro de 1884, é uma sociedade civil, religiosa, educacional, cultural e filantrópica, que tem por objeto e fins:

O estudo, a prática e a difusão do Espiritismo em todos os seus aspectos, com base nas obras da Codificação de Allan Kardec e no Evangelho de Jesus.

A prática da caridade espiritual, moral e material por todos os meios ao seu alcance, dentro dos princípios da Doutrina Espírita.

A união solidária das Sociedades Espíritas do Brasil e a unificação do Movimento Espírita Brasileiro, bem como o seu relacionamento com o Movimento Espírita Internacional.

Para melhor conhecimento das atividades dos Centros Espíritas, recomenda-se o estudo aprofundado dos documentos aprovados pelo Conselho Federativo Nacional da FEB: "A adequação do Centro espírita para melhor atendimento de suas finalidades", e "Orientação ao Centro Espírita", que integram o livro Orientação ao centro Espírita - Ed. FEB.

Para melhor conhecimento das atividades federativas e de unificação do Movimento Espírita, recomenda-se om estudo aprofundado do documento "Diretrizes da Dinamização das Atividades espíritas", aprovado pelo Conselho Federativo Nacional em novembro de 1983, que integra o livro Orientação ao centro espírita - Ed. FEB.

O Conselho espírita Internacional (CEI), fundado em 28 de novembro de 1992, é o organismo resultante da união, em âmbito mundial, das Associações Representativas dos Movimentos espíritas Nacionais. Fundamentado nas obras da Codificação Kardequiana, tem por objetivo:

Promover a união solidária e fraterna das Instituições Espíritas de todos os países e a unificação do Movimento Espírita mundial.

Promover o estudo e a difusão da Doutrina Espírita em seus três aspectos básicos: científico, filosófico e religioso.

Promover a prática da caridade espiritual, moral e material à luz da Doutrina espírita. Visando ao apoio às atividades dos Grupos, Centros e Sociedades Espíritas, assim, como às de unificação do Movimento Espírita, o CEI aprovou, em outubro de 2000, osa documentos intitulados "Diretrizes de Apoio para as Atividades Espíritas" e Preparação de Trabalhadores para as Atividades Espíritas".

As atividades relacionadas no presente documento são apresentadas a título de sugestão. As Instituições Espíritas, no uso de sua liberdade, poderão realizá-las na medida em que o seu desenvolvimento e crescimento criem condições para tanto e quando os seus dirigentes considerarem oportuno.

As atividades espíritas serão sempre realizadas de forma compatível com as características do ambiente social e com a legislação do país em que se desenvolvam.

MISSÃO DOS ESPÍRITAS

Ide, pois, e levai a palavra divina: aos grandes que a desprezarão, aos eruditos que exigirão provas, aos pequenos e simples que a aceitarão; porque, principalmente entre os mártires do trabalho, desta provação terrena, encontrareis fervor e fé.

Arme-se vossa falange de decisão e coragem! Mãos à obra! O arado está pronto; a terra espera; arai!

Ide e agradecei a Deus a gloriosa tarefa que Ele vos confiou; mas atenção! Entre os chamados para o Espiritismo muitos se transviaram; reparai, pois vosso caminho e segui a verdade. 
(O Evangelho Segundo o Espiritismo - Cap. XX - item 4)  

OS OBREIROS DO SENHOR

aproxima-se o tempo em que se cumprirão as coisas anunciadas para a transformação da Humanidade. Ditosos serão os que houverem trabalhado no campo do senhor, com desinteresse e sem outro móvel, senão a caridade! Seus dias de trabalho serão pagos pelo cêntuplo do que tiverem esperado.

Ditosos os que hajam dito a seus irmãos: "Trabalhemos juntos e unamos os nosso esforços, a fim de que o Senhor, ao chegar, encontre acabada a obra", porquanto o Senhor lhes dirá: "Vinde a mim, vós que sois bons servidores, vós que soubestes impor silêncio aos vosso ciúmes e às vossas discórdias, a fim de que daí não viesse dano para a obra!"
O Espírito de Verdade (Evangelho Segundo o espiritismo - Cap. XX - item 5) 

INFLUÊNCIA DO ESPIRITISMO NO PROGRESSO

798. O Espiritismo se tornará crença comum, ou ficará sendo partilhado, como crença, apenas por algumas pessoas?

"Certamente que se tornará crença geral e marcará nova era na história da humanidade, porque está na natureza e chegou o tempo em que ocupará lugar entre os conhecimentos humanos. Terá, no entanto, que sustentar grandes lutas, mais contra o interesse do que contra a convicção, porquanto não há como dissimular a existência de pessoas interessadas em combatê-lo, umas por amor-próprio, outras por causas inteiramente materiais. Porém, como virão a ficar insulados, seus contraditores se sentirão forçados a pensar como os demais, sob pena de se tornarem ridículos." (O Livro dos Espíritos - parte terceira - Cap. VIII). 

NO TRABALHO DE UNIFICAÇÃO

O serviço de unificação em nossas fileiras é urgente mas não apressado, (...) Mas não é assim, É urgente porque define o objetivo a que devemos todos visar; mas não apressado, porquanto não nos compete violentar consciência alguma.

Mantenhamos o propósito de irmanar, aproximar, confraternizar e compreender, e,m se possível, estabeleçamos em cada lugar, onde o nome do espiritismo apareça por legenda de luz, um grupo de estudo, ainda que reduzido, da Obra Kardequiana, à luz do Cristo de Deus.

A Doutrina Espírita possui os seus aspectos essenciais em configuração tríplice. Que ninguém seja cerceado em seus anseios de construção e produção. Quem se afeiçoe á Ciência que a cultive em sua dignidade, quem se devote à Filosofia que lhe engrandeça os postulados e quem se consagre à Religião que lhe divinize as aspirações, mas que a base kardequiana permaneça em tudo e todos para que não venhamos a perder o equilíbrio sobre os alicerces em que se nos levanta a organização.

Ensinar, mas fazer; crer, mas estudar; aconselhar, mas exemplificar; reunir, mas alimentar.

É indispensável manter o espiritismo, qual foi entregue pelos Mensageiros Divinos a Allan Kardec, sem compromisso políticos, sem profissionalismo religioso, sem personalismos deprimentes, sem pruridos de conquista a poderes terrestres transitórios.

Allan Kardec, nos estudos, nas cogitações, nas atividades, nas obras, a fim de que a nossa fé não faça hipnose, pela qual o domínio da sombra se estabelece sobre as mentes mais fracas, acorrentando-as a séculos de ilusão e sofrimento.

Seja Allan Kardec, não apenas crido ou sentido, apregoado ou manifestado, a nossa bandeira, mas suficientemente vívido, sofrido, chorado e realizado em nossas próprias vidas. Sem essa base difícil forjar o caráter espírita-cristão que o mundo conturbado espera de nós pela unificação.

Amor de Jesus sobre todos, verdade de Kardec para todos.

Bezerra de Menezes
(trecho da mensagem "Unificação, psicografada por Francisco Cândido Xavier, dezembro de 1975)

Fonte: Folder de Federação espírita Brasileira: "Divulgue o Espiritismo, uma nova era para a humanidade. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário