voluntário virtual médicos sem fronteiras clique e acesse! Vamos ajudar!

Grupos, Centros ou Sociedades Espíritas


Grupos, Centros ou Sociedades Espíritas

O que são

São núcleos de estudo, fraternidade, de oração e trabalho, praticados dentro dos princípios espíritas;


São escolas de formação espiritual e moral, que trabalham à luz da Doutrina Espírita;

São postos de atendimento fraternal para todos os que os buscam com o propósito de obter orientação, esclarecimento, ajuda ou consolação;

São oficinas de trabalho que proporcionam aos seus frequentadores oportunidades de exercitarem o próprio aprimoramento íntimo pela prática do Evangelho em suas atividades;

São casas onde as crianças, os jovens, os adultos e os idosos têm oportunidades de conviver, estudar e trabalhar, unindo a família sob a orientação do Espiritismo;

São recantos de paz construtiva, que oferecem aos seus frequentadores oportunidades para o refazimento espiritual e a união fraternal pela prática do “amai-vos uns aos outros”;

São núcleos que se caracterizam pela simplicidade própria das primeiras casas do Cristianismo nascente, pela prática da caridade e pela total ausência de imagens, símbolos, rituais ou outras quaisquer manifestações exteriores; e

São as unidades fundamentais do Movimento Espírita.

Seus objetivos


Os Grupos, Centros ou Sociedades Espíritas têm por objetivo promover o estudo, a difusão e a prática da Doutrina Espírita, atendendo as pessoas que:

Buscam esclarecimento, orientação e amparo para seus problemas espirituais, morais e materiais
Querem conhecer e estudar a Doutrina Espírita;

Querem trabalhar, colaborar e servir em qualquer área de ação que a prática espírita oferece.

Suas atividades básicas

Os Grupos, Centros ou Sociedades Espíritas têm por atividades básicas:
Realizar reuniões de estudo da Doutrina Espírita, de forma programada, metódica ou sistematizada, destinadas às pessoas de todas as idades e de todos os níveis culturais e sociais, que possibilitem um conhecimento abrangente e aprofundado do Espiritismo em todos os seus aspectos.

Realizar reuniões de explanação do Evangelho à luz da Doutrina Espírita, aplicação de passes e atendimento fraterno através do diálogo, para as pessoas que procuram e frequentam os núcleos espíritas em busca de esclarecimento, orientação, ajuda e assistência espiritual e moral.

Realizar reuniões de estudo, educação e prática da mediunidade, com base nos princípios e objetivos espíritas, esclarecendo, orientando e preparando trabalhadores para as atividades mediúnicas.

Realizar reuniões de evangelização espírita para crianças e jovens, de forma programada, metódica ou sistematizada, atendendo-os, esclarecendo-os e orientando-os dentro dos ensinos da Doutrina Espírita.

Realizar o trabalho de divulgação da Doutrina Espírita através de todos os veículos e meios de comunicação social compatíveis com os princípios espíritas, tais como: palestras, conferências, livros, jornais, revistas, boletins, mensagens, rádio, TV, cartazes, vídeo e áudio.

Realizar assistência e promoção social espírita destinando a pessoas carentes que buscam ajuda material: assistindo-as em suas necessidades mais imediatas; promovendo-as por meio de cursos e trabalhos de formação profissional e pessoal; e esclarecendo-as com os ensinos morais do Evangelho à luz da Doutrina Espírita.

Estimular e orientar os seus frequentadores para a implantação e manutenção da reunião de estudo do Evangelho no Lar, como apoio para a harmonia espiritual de suas famílias.

Participar das atividades que têm pro objetivo a união dos espíritas e das Instituições Espíritas e a unificação do Movimento Espírita, conjugando esforços, somando experiências, permutando ajuda e apoio, aprimorando as atividades espíritas e fortalecendo a ação dos espíritas.

Realizar as atividades administrativas necessárias ao seu normal funcionamento, compatíveis com a sua estrutura organizacional e com a legislação do seu país.


Fonte: Campanha de divulgação do Espiritismo promovida pela Federação Espírita Brasileira. 


Assista os vídeos






















Um comentário:

  1. Bom dia gostaria de poder falar com os palestrantes ,como faço???? Meu contato gigiaprado@gmail.com

    ResponderExcluir